segunda-feira, 19 de março de 2012

Guillermo del Toro, O contador de fábulas sombrias



Admirado pelo público e pela crítica especializada, Guillermo del Toro (Guadalajara, 1964) converteu-se em referência no que refere-se à fantasia no cinema. E não é para menos. A sua contribuição ao gênero, falado em espanhol, é enorme.


Fotograma de El laberinto del fauno (2006) © New Line Cinema. Divulgação


Guillermo del Toro conta fábulas de terror para adultos. E a invenção de mitologias críveis é fundamental para sustentação das tramas.O bom desempenho de seus filmes nos box-offices mundiais e a boa recepção do público garantiram-lhe o interesse de Hollywood para incumbir-lhe da direção de ambiciosos projetos tais como Hellboy (2004).

Além disso, como produtor, apóia financeiramente filmes que dialogam com o seu perfil cinematográfico. Don't be afriad of the dark (2011), Los ojos de Julia (2011) e El orfanato (2007) são alguns dos títulos apadrinhados por ele.E, se não fosse suficiente, Del Toro fez em 2009 a sua estréia na literatura. O livro Nocturna é a primera entrega de uma trilogia sobre um vírus que transforma as pessoas em vampiros.

Como vemos, entre tantos projetos, o seu comprometimento com o gênero Horror (falado em espanhol) está mais que reconhecido pelo público e pela crítica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário