segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Singin' in the rain: Uma música feita de imagens


'Singin’ in the rain' é uma canção que muitas pessoas pensam ter surgido junto com o musical de mesmo nome. Isso não é verdade, mas não diminui a sua importância na história do cinema. Essa música aparece em vários filmes e por isso Singin’ in the rain é uma música feita de imagens.

A publicação desta canção aconteceu em 1929. Seus criadores são Arthur Freed, responsável pela letra, e Nacio Herb Brown, que criou a melodia. Neste mesmo ano ela foi utilizada pela primeira vez no cinema, no filme The Hollywood Revue of 1929.




Até o ano de 1952, a música foi utilizada em mais dois filmes, mas foi só com o musical também chamado Singin’ in the Rain (Dançando na Chuva no Brasil) que a canção se tornou uma das trilhas mais conhecidas do cinema. Em 2006, uma eleição proposta pelo American Film Institute (AFI) colocou a obra no topo da lista dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos.




Nessa época, a possibilidade de utilização do som no cinema ainda encantava o público. Singin’ in the rain é um filme sobre tecnologia e sobre a forma como o uso do som mudou a forma de se fazer cinema. Com essa novidade surgiu também um problema estético, já que os atores não sabiam como atuar nesse estilo de cinema e também os produtores não sabiam exatamente o que fazer com o som.

É em torno dessas questões que se desenvolve a narrativa do musical Singin’ in the rain. Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) formavam o casal mais famoso do cinema mudo, mas com a possibilidade de utilização de som nos filmes, ambos tiveram que se adaptar ao novo estilo.

A sequência na qual Gene Kelly interpreta a canção-título do filme enquanto dança sob a chuva é uma das mais reinterpretadas do cinema. Uma das reinterpretações mais contundentes dessa sequência é de 1971, protagonizada por Malcolm MacDowell no papel de Alex, no filme A Laranja Mecânica Stanley Kubrick.



Cantando na chuva é um belo filme que merece ser visto, além de mostrar de forma muito bem humorada como os atores se adaptavam na utilização do som, o filme conta com atores talentosos e carismáticos que conseguem interagir bem com o público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário